POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

quinta-feira, abril 08, 2010

SONINHA PORTO — Sônia Maria Ferraresi nasceu em Cruz Alta (RS) e mora em Porto Alegre desde 1957, onde construiu sua vida de jovem, de mulher, de profissional, de mãe e mais recentemente (desde 2005) de poeta. Tem três filhos: Francisco (Chico), Guilherme (Gui) e Luiz Felipe (Shin), pessoas lindas, diferenciadas, e que deram o tom de seu viver. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Comunicação Social – especialização em Relações Públicas (1979), atividade que exerceu durante mais de vinte anos na Caixa Econômica Federal, base que lhe favorece, atualmente, nos eventos ligados à cultura, que organiza como ativista cultural. Descobriu a veia poética no mundo virtual, com amigos no Site de Relacionamento Mundial – o Orkut - e com o desenrolar do tempo recebeu convites para atuar como colunista em alguns sites e portais da internet, como o Eunanet, Jornal o Rebate, Portal do Anand Rao, Vejo São José e o Blo Discutindo Literaura Crônicas.
Trabalhou na Casa do Poeta Rio-Grandense (CAPORI), como Assessora da Presidência (2006/2007) e Tesoureira (2007). É Consulesa dos Poetas Del Mundo da cidade de Porto Alegre, Coordenadora da área de Divulgação do Movimento Proyecto Cultural Sur, núcleo Porto Alegre, Membro-correspondente da Academia Cabista de Ciências e Letras de Arraial do Cabo/RJ e da Academia Momento Lítero Cultural de Rondônia.
Participou com destaque em vários concursos e faz parte de diversas antologias publicadas no País.
Administra com sucesso a comunidade virtual do Orkut, Poemas à Flor da Pele, que está registrada como entidade cultural, com quase 2.000 membros do Brasil e do exterior no Orkut, onde promove poetas e artistas, realiza concursos, E-books (livros virtuais, antologias e festivais de criação.
Organizou a primeira coletânea infanto-juvenil, “Poemas à Flor da Idade, com poetas da sua comunidade para oferecer aos alunos das escolas de Bento Gonçalves, durante a programação do XVI Congresso de Poesia, onde também lançou as antologias da Poemas à Flor da Pele (2008 e 2009), nessa cidade, durante o evento, com adesão de poetas de várias partes do País.
Tem um programa de arte e poesia na Rádio Web da Gente, veiculado na internet.
Ativista Cultural, Antologista, Poeta e Mãe.

POR SEGUNDOS

© SONINHA PORTO

Nos traços e contornos
borrifados de pigmentos
cenários são bem bolados
nos quadrantes do sonho

a vista se consome
peito se aligeira
repentinamente...
viaja a outra dimensão

leves teceduras
gris-breu-cor-luz
dão forças às tramas
delas se alimentam

sutil fração do enigma

apanhadura casual
olhar sem frescura
pontos suspensos
tudo em equilíbrio

linha do horizonte
figura fractal
toques na ponta dos dedos
adivinha o ponto final.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial