POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

quinta-feira, abril 08, 2010

CATULO FERNANDES — O poeta e ativista cultural Catulo Fernandes nasceu em Camaquã no dia 08 de março de 1964. Sócio fundador da Casa do Poeta Camaquense - CAPOCAM esteve na presidência em duas gestões. Foi um dos fundadores do Núcleo de Pesquisas Históricas - NPHC e da Associação Pró Cultura de Camaquã - ProCult, exercendo a função de assessor de imprensa das três entidades.
No início de sua caminhada publicou “Viagem ao Fundo do Verso” (poesia existencial - 1989) e “Escorado no BarCão” (haicais - 1991). Atua na área do jornalismo e da publicidade, tendo sido editor do extinto jornal alternativo Culto & Grosso. Atualmente é colunista do jornal Gazeta Centro-Sul (Guaíba) e do jornal Tribuna Centro-Sul (Camaquã).
Em 2004 foi escolhido Patrono da Feira do Livro de Camaquã e no ano seguinte estreou na literatura infantil com a obra “A bruxa gorducha e a vassoura magricela”. Em 2006 foi Destaque Literário na Feira do Livro de Arambaré e em 2007 foi patrono da Feira do Livro de Cristal. Neste mesmo ano, juntamente com o historiador João Máximo Lopes lançou o livro álbum “Camaquã - Terra Farroupilha”, uma obra de resgate histórico, que integra o novo Plano Diretor do Município. Em março de 2009 organizou e editou a revista literária “Cidade da Poesia”, comemorativa aos 20 anos da CAPOCAM com a participação de 48 autores.

DÁDIVA

© CATULO FERNANDES

A minha poesia não tem preço
aos pobres ofereço
meus versos até de graça
e canto generosamente na praça...
aos ricos nada peço
permitam-me ao menos a taça
do vinho tinto que mereço


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial